Ayrton Senna
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
    • Campanha #MundoSenna
    • Quem foi Ayrton Senna
    • Notícias
    • Senna TV
    • Loja Oficial
      • BRASIL
      • INTERNACIONAL
    • Memorial
    • Newsletter
    • Fale Conosco
    • Perguntas Frequentes
    • Política de Uso
  • piloto
    • Fórmula 1
      • Especial 30 anos - 1º título
      • Especial Silverstone
      • Rei de Mônaco
      • 1994
      • 1993
      • 1992
      • 1991
      • 1990
      • 1989
      • 1988
      • 1987
      • 1986
      • 1985
      • 1984
      • 1983: o ano dos testes na F-1
      • Tricampeonato
      • Conquistas/41 Vitórias
      • A F1 antes e depois de Senna
    • Fórmula 3
      • 1982 – Thruxton
      • 1983
    • Fórmula Ford
      • 1982
      • 1981
    • Kart
      • 1982
      • 1981
      • 1980
      • 1979
      • 1978
      • 1977
      • 1976
      • 1975
      • 1974
      • 1973
    • A arte de pilotar
      • Websérie - Ayrton Senna, O Musical
      • Do anonimato à Estrela
      • Ayrton Senna em números
      • Preparação e treino
      • Como Ayrton Senna ajudou a preparar os carros
      • Segredos da pista molhada
      • As ultrapassagens
      • Além do limite de aderência
      • O bom uso dos pneus
      • Como fazer as curvas
      • Técnicas para troca de marchas
      • Técnicas do freio
      • Técnicas do acelerador
      • Vitórias em pistas de rua
      • 10 anos de Fórmula 1 (1984-1994)
    • Provas Especiais
      • O dia em que Ayrton Senna testou carros de rali na Europa
      • A histórica corrida de Senna em um protótipo
      • Bercy: O último duelo entre Senna e Prost foi no kart
      • Quando Senna deu seu cartão de visitas para o mundo da Fórmula 1
      • O teste com a Penske na Fórmula Indy
    idolo
    • #MeuAyrton
    • Infância
    • Atitude Ayrton Senna
      • Perfil
      • Hobbies
    • Memórias
      • Férias de Verão
    • Amigos
    • Ayrton Senna: O Legado
      • O Legado
      • AYRTON SENNA
      • SENNA BRAND
      • SENNINHA
      • Instituto Ayrton Senna
    • Fotos Pessoais
    • Galeria
      • Itens de Corrida
      • Galeria Diversos
      • GP Brasil 2014
      • Exposição – Senna na Cabeça e no Coração
    legados
    • Frases
    • Fã-clubes
    • Livros
      • Inglês
      • Português
      • Italiano
      • Japonês
      • Outras Línguas
    • Depoimentos
      • Depoimentos de Fãs
      • Depoimentos de Personalidades
Notícias

Senna x Prost: relembre as disputas mais acirradas durante as corridas na F-1!

04/08/2017
Compartilhe este artigo

A menor diferença em uma linha de chegada entre Ayrton Senna e Alain Prost aconteceu no GP da Hungria de 1988, quando os dois pilotos da McLaren disputavam a vitória em Hungaroring e ficaram separados por apenas 0s529 ao final das 76 voltas da corrida.

Essa prova teve um grande significado para Senna. O brasileiro, que conquistava ali sua 12ª vitória na carreira, conseguiu pela primeira vez empatar em pontos com Prost (66 a 66) na temporada e na sequência caminharia rumo ao inédito título mundial.

O trabalho de Senna na Hungria foi ainda mais difícil pelo fato do brasileiro ter precisado segurar diferentes adversários em sua traseira durante toda a prova. No início, Nigel Mansell tentou passar Ayrton e foi parar na caixa de brita com sua Williams. Riccardo Patrese, companheiro do “Leão”, também não teve sucesso ao tentar superar Senna e sofreu com o superaquecimento do carro.

Depois foi a vez de Thierry Boutsen, que chegou a ficar dois segundos atrás do brasileiro, mas foi ultrapassado por Prost na metade da prova. O francês largou apenas da sétima posição, mas tinha um ritmo de prova muito forte e, mesmo chegando em Senna, não conseguiu a ultrapassagem.

Além dessa disputa na Hungria, a diferença entre Senna e Prost foi inferior a 5 segundos na linha de chegada em apenas outras três corridas em que os dois rivais disputaram a vitória. Relembre:

GP de San Marino – 1988

Na primeira vitória de Ayrton Senna a bordo da McLaren, a diferença entre o piloto brasileiro e Prost ficou em apenas 2s334. Senna liderou a corrida de ponta a ponta e mostrou para o francês que a disputa pelo título mundial seria intensa até o final do ano após vencer em Ímola, palco da segunda etapa da temporada.

GP da Bélgica – 1989

A segunda menor diferença na história entre Senna e Prost na linha de chegada com os pilotos disputando a vitória aconteceu em Spa-Francorchamps. Mais uma vez Senna venceu de ponta a ponta, agora com a dificuldade da chuva, que molhou bastante o circuito belga no início da prova. Na linha de chegada, Senna cruzou com 1s304 de vantagem para Prost, que ficou apenas 0s520 na frente de Nigel Mansell, terceiro colocado com a Ferrari.

GP da Bélgica – 1990

Novamente na Bélgica, desta vez em 1990, a diferença entre Senna e Prost ficaria bem pequena na linha de chegada. O piloto brasileiro mais uma vez largou na pole position em Spa-Francorchamps e precisou ter bastante paciência, já que aconteceram acidentes nas duas primeiras largadas e somente a terceira foi validada. Ayrton chegou a abrir mais de 10 segundos sobre Prost na disputa pela vitória, mas o francês descontou na parte final da corrida e a diferença na linha de chegada foi de 3s550.

Confira alguns produtos da temporada de 1988:

Chaveiro Miniatura  Senna Mclaren 1988

Réplica do Capacete de Ayrton Senna – 1º título mundial

Compartilhe este artigo

notícias relacionadas

05/07/2022

Recorde de poles em 1986: Senna já demonstrava potencial de campeão desde cedo

28/06/2022

Marca Senna anuncia nova parceria global com Topps para comercializar cards colecionáveis do ícone da F1

23/06/2022

No Dia do Atleta Olímpico, confira dez frases motivacionais de Ayrton Senna

13/06/2022

Troféu Ayrton Senna de Kart terá várias atrações além de uma competição com melhores pilotos do País no SpeedPark

Ayrton Senna
  • O Piloto
  • O Ídolo
  • O Legado
  • Novidades
  • Loja Oficial
    • BRASIL
    • INTERNACIONAL
  • Newsletter
  • Fale Conosco
  • Perguntas Frequentes
  • Política de Uso
  • Créditos
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube