Noticias

Senninha: os 26 anos do personagem inspirado em Ayrton que faz a alegria das crianças

28/01/2020

O personagem Senninha foi idealizado e lançado por Ayrton Senna em 1994, ano em que o tricampeão mundial fazia sua estreia pela Williams. Em busca de passar para as crianças alguns de seus valores – como determinação, motivação e superação -, o ídolo brasileiro anunciou o projeto no dia 28 de janeiro.

“Durante toda a minha trajetória profissional, eu sempre busquei dar o máximo do meu trabalho, até mesmo para continuar merecendo a confiança de todos os meus torcedores. Porque vocês não imaginam o quão emocionante é ter todo aquele público torcendo pela gente, principalmente quando você vê uma criança vibrando. Agora eu tenho a oportunidade de começar a devolver todo esse carinho e incentivo através do projeto Senninha e de sua turma”, anunciou Ayrton em um vídeo de lançamento do personagem.

O personagem

O Senninha é uma criança de 6 anos de idade que adora velocidade e sonha em ser piloto de Fórmula 1. Inspirado em Ayrton, o personagem tinha suas histórias aprovadas pelo tricampeão mundial de F1 em conjunto com sua mãe, Dona Neyde, que contribuía com detalhes da infância do piloto. Os criadores são Rogério Martins e Ridaut Dias Jr.

Inicialmente, a história do personagem era contada apenas em quadrinhos, porém, com a evolução da rentabilidade das animações e das tecnologias, o personagem também foi para a televisão e outras mídias.

Animações

Em 2018, a série “Senninha na pista maluca” estreou no dia 27 de agosto no Gloobinho e segue sendo exibida no canal. A animação foi criada para levar aventura, emoção e diversão às crianças. De forma lúdica e agradável, a ideia é passar para as crianças pequenos aprendizados socioemocionais como resiliência, empatia, trabalho em equipe e respeito ao próximo, além de valores como: amizade, honestidade e cuidado com o meio ambiente.

Em 2004, inclusive, a animação ‘Senninha em dia de mudança’ venceu o prêmio de Melhor Animação Brasileira no Anima Mundi. Com os 25 anos de legado do piloto, uma importante fonte de recursos do Senninha é revertida para o Instituto Ayrton Senna, já que os royalties provenientes do licenciamento da marca são destinados ao trabalho que a organização realiza para qualificar a educação pública no Brasil.

Confira o Senna TV sobre o Senninha: