Notícias

“Talento e Superação”: obra de Eduardo Kobra homenageia Ayrton Senna no Rio de Janeiro

A região da Lapa, no Rio de Janeiro, é o palco da mais nova obra em homenagem a Ayrton Senna. O muralista Eduardo Kobra aproveitou o clima esportivo na cidade durante as competições olímpicas e pintou o mural “Talento e Superação” na esquina da Rua Visconde de Maranguape com a Travessa do Mosqueira, próximo aos famosos Arcos da Lapa, retratando o ato de Ayrton Senna de levantar o troféu da sua primeira vitória no GP Brasil de F-1, conquistada há 25 anos atrás na pista de Interlagos.

O novo mural tem aproximadamente 7,5m por 15m e na obra o artista e sua equipe utilizaram spray, esmalte sintético e látex acrílico. Kobra destaca que embora o esporte do piloto não seja olímpico, o espírito de Senna esteve presente nos Jogos, “porque com certeza inspirou, com seu talento, garra, treinos exaustivos e vontade de vencer, milhares de atletas do nosso País e o povo brasileiro de forma geral”. O muralista acrescenta: “a imagem com que trabalhamos é aquela clássica, com Ayrton Senna levantando extenuado o troféu da sua primeira vitória no Brasil na F1, um feito épico, já que ele correu diversas voltas com apenas uma marcha”.

O mural de Kobra tem o apoio do Instituto Ayrton Senna. “A obra leva a mesma mensagem da ação ‘No Pulso do Brasil’, que inspirou os atletas brasileiros olímpicos e paraolímpicos a vencer em casa, tal qual Ayrton fez no GP do Brasil em 1991″, conta Bianca Senna, diretora de Branding do Instituto e sobrinha do piloto.

O tricampeão mundial de F-1 já havia sido representado por Kobra na obra “A Lenda do Brasil”, em São Paulo, no cruzamento das Avenidas Paulista e Consolação, e também no Speedland, o maior complexo voltado para o automobilismo do Brasil, que fica no bairro do Tatuapé, também na capital paulista, e possui um mural que retrata Ayrton Senna na época do kartismo.