Uma história pouco conhecida ganhou fama em 2019, quando foram comemorados os 25 anos de legado de Ayrton Senna. Um cartaz divulgado pela própria F1 com uma foto de Senna pilotando uma Lotus número 11 instigou a curiosidade dos fãs, já que seu número com a equipe britânica sempre foi o 12 (nas temporadas 1985, 1986 e 1987). Mas afinal, quando foi que o brasileiro testou o carro com outro número?

A resposta certa é: Rio de Janeiro, no extinto autódromo de Jacarepaguá. Em fevereiro de 1986, o piloto brasileiro participou dos testes de pneus, como eram conhecidos os treinos de pré-temporada da época, com a icônica Lotus preta, mas de número 11. Ela pertenceria ao britânico Johnny Dumfries, que correu a temporada completa como companheiro do brasileiro. Na época, era comum os primeiros testes do ano serem realizados com apenas um carro por equipe.

Em 2019, portanto, a imagem divulgada pela F1 para o anúncio do Heineken F1 Festival – Senna Tribute que mostrava o carro #11 era real.

Imagens deste carro captadas pela TV Bandeirantes, inclusive, provam tal raridade. Elas podem ser conferidas no programa “Acelere”, exibido há 35 anos pelo canal. Senna já impressionava a todos por conta de seu forte desempenho no ano anterior, em 1985, no qual o brasileiro conquistou duas vitórias, sete pole positions e seis pódios.

A cena já havia acontecido em 1985, em Donington Park, na Inglaterra, também em testes. Senna realmente nunca pilotou com este número em provas oficiais na Lotus.