Noticias

Trajetória de Senna é contada em quadrinhos

23/04/2014

Com sua genialidade dentro das pistas, Ayrton Senna da Silva conquistou muito mais do que três campeonatos mundiais de Fórmula 1, em 1988, 1990 e 1991. Ele conseguiu se consagrar como ídolo nacional em uma época de instabilidade política e econômica. Levou o orgulho da sua nação nas cores de seu capacete e colocou a bandeira do Brasil no lugar mais alto do pódio por 41 vezes. Mesmo após o acidente em Ímola, há exatos 20 anos, Senna continua vivo nas mentes e corações de fãs de todo o planeta. Para homenageá-lo, sua história no automobilismo é contata na HQ “Ayrton Senna: A Trajetória de um Mito”, do trio de autores europeus Froissart, Papazoglakis e Paquet, um lançamento mundial que chega ao Brasil pela Editora Nemo, em parceria com o Instituto Ayrton Senna.

O álbum começa com a primeira corrida na chuva de Senna, ainda no kart, e sua obsessão em se aprimorar para ser o melhor. Depois desse flashback, o leitor é levado para um momento marcante do piloto: o Grande Prêmio de Mônaco em 1984, ano de sua estreia na principal categoria do automobilismo mundial. A chuva cai no principado e Senna se prepara para dirigir o seu limitado carro da equipe Toleman, em um dos circuitos mais difíceis do campeonato. Larga apenas na 13ª posição e, com genialidade, ultrapassa seus adversários em pouco tempo. Faltava apenas o líder Alain Prost, mas, quando o brasileiro estava a ponto de ultrapassá-lo, o GP foi paralisado, devido à pesada chuva. Ali se inicia a rivalidade entre Senna e Prost, uma das maiores na história da Fórmula 1.

Com um acabamento detalhado e traço minucioso, os desenhos da HQ capturam o dinamismo e toda a emoção que as corridas envolvendo Senna proporcionavam ao público. Episódios inesquecíveis ganham vida a cada quadro. O dramático triunfo do piloto no Autódromo de Interlagos em 1991; as polêmicas com Prost nos GPs do Japão e a conquista do seu tricampeonato mundial neste país onde, até hoje, ele é idolatrado.

A obra conta ainda os incentivos e ensinamentos do pai de Senna, Milton da Silva, e curiosidades de sua carreira, como a sua primeira vez no volante de um carro de Fórmula 1 e a relação e solidariedade com outros pilotos brasileiros como Rubens Barrichello, Chico Serra e Emerson Fittipaldi.

No próximo dia 1° de maio, completam-se 20 anos do acidente em Ímola. Mas a história de Ayrton Senna dá mostras de transcendê-la, sendo lembrado e homenageado em todo o mundo, como em “Ayrton Senna: a Trajetória de um Mito”.

Título: Ayrton Senna: A Trajetória de um Mito
Roteiro: Lionel Froissart
Desenhos: Christian Papazoglakis e Robert Paquet
Cores: Tanja Cinna, Christian Papazoglakis e Robert Paquet
Tradução: Fernando Scheibe
Número de páginas: 48
Formato: 20 x 28 cm
Preço: R$ 29,90 (impresso) R$ 19,90 (digital)