Notícias

Vídeo: Senna acelerava o McLaren MP4/8 pela primeira vez em Silverstone

O McLaren MP4/8 esteve longe de ser um dos carros mais rápidos e competitivos guiados por Ayrton Senna, mas certamente é lembrando como um dos monopostos em que o brasileiro mais fez grandes exibições, principalmente desafiando as “Williams de outro planeta” e a Benetton de Michael Schumacher.

No lançamento do carro, em fevereiro de 1993 na pista de Silverstone (Inglaterra), Senna deu suas primeiras voltas com o carro. Logo de cara, ele sabia que não seria uma temporada fácil. A Honda, fornecedora de motores da McLaren entre 1988 e 1992 havia deixado o time inglês, que precisou fechar com a Ford para ter um motor na versão “cliente”, mais fraco que a versão de fábrica da própria Ford, que abastecia as Benetton de Schumacher e Riccardo Patrese.

Na apresentação do monoposto, Senna dirigiu o carro número 7, que ficaria com Michael Andretti em 13 corridas e que depois seria pilotado por Mika Hakkinen nas três provas finais. Ayrton usaria o carro número 8 durante toda a temporada.

Confira alguns trechos das primeiras voltas de Senna pilotando o McLaren MP4/8:

Em 1993, Senna venceu cinco das 16 corridas do ano, sendo duas com a pista molhada (Brasil e Donington), duas em traçados de rua (Mônaco e Austrália) e uma em um autódromo com condição de pista seca (Japão).

Os dados dos carros da época só evidenciavam o tamanho das façanhas de Senna. O motor Ford de Senna tinha cerca de 80 cavalos a menos que o motor Renault da Williams e 30 cavalos a menos que o próprio Ford da Benetton, dando ainda mais importância para as vitórias do tricampeão.

Se não foi o carro mais veloz para Senna, certamente para os fãs o McLaren MP4/8 estará sempre guardado na memória como um dos carros mais especiais da F-1.