Senna havia competido somente duas vezes em Silverstone na F-1 antes da sua primeira vitória no circuito. O piloto brasileiro quase venceu em 1985, mas problemas no tanque de combustível tiraram o triunfo da Lotus-Renault faltando menos de 10 voltas para o final. Em 1987, Senna foi o terceiro colocado com a Lotus-Honda. Em 1984 e 1986, o GP da Inglaterra foi disputado em Brands Hatch.

Para a corrida em 1988, Senna era cotado como favorito ao lado de Alain Prost, seu companheiro na McLaren e líder do campeonato até então. O francês tinha 15 pontos de vantagem para Senna (54 x 39), mas pode se dizer que Silverstone marcou definitivamente a reação do brasileiro, já que, após o GP, a diferença cairia para apenas seis pontos.

No sábado, a Ferrari surpreendeu com Gerhard Berger fazendo a pole position. Era a única vez no ano em que a McLaren não largaria na primeira posição. No grid, Senna era o terceiro e Prost ficou em quarto. Michele Alboreto, também da Ferrari, largava em segundo lugar.

O domingo foi de muita chuva em Silverstone, palco perfeito para Senna dar o seu show. Na primeira volta, Ayrton passou Alboreto, Prost caiu para o meio do pelotão e o brasileiro logo foi atrás de Berger para disputar a ponta.

A ultrapassagem sobre o austríaco foi o auge da corrida na 13ª volta. Senna encostou na Ferrari, retardou a freada ao máximo que era possível, e segurou o carro em cima de Prost, quase colidindo com o rival, que precisou praticamente estacionar para Ayrton passar. O brasileiro completava uma volta de vantagem sobre o francês, que logo depois abandonaria a corrida alegando falta de condições para pilotar.

Senna não perdeu mais a primeira posição e subiu no pódio ao lado de Nigel Mansell (Williams) e Alessandro Nannini (Benetton). Berger teve problemas de combustível e abandonou na 50ª volta.